[2008] III Simpósio Internacional de Administração e Marketing e V Congresso de Administração da ESPM


APRESENTAÇÃO

A América Latina passa por profundas alterações na sua economia e na forma de inserção na divisão internacional do trabalho. Muda o status de devedora para credora internacional, crescem os investimentos estrangeiros, e aumenta a importância das filiais de empresas multinacionais, assim como o número de empresas nacionais percebidas como multinacionais.

Transformações que oportunizam a discussão de uma questão sempre presente entre professores e pesquisadores de Administração que atuam nessas latitudes: é possível e desejável administrar na América Latina da mesma forma que em outros locais? Se não, de que forma nossa prática e teoria deveriam ser diferentes? Como desenvolver e validar modelos autóctones quando a própria condição de gerar conhecimento sobre o tema é tão diferente da existente nos centros com maior tradição no campo? O fato de estarem geograficamente próximos faz com que as respostas sejam as mesmas para o conjunto de países, ou as diferenças regionais são significativas a ponto de não haver soluções convergentes?

O V Congresso de Administração da ESPM e III Simpósio Internacional de Administração e Marketing reuniu, entre 8 e 10 de dezembro de 2008, pesquisadores e executivos de várias instituições e organizações para discutir essas questões por meio de palestras, painéis e sessões de apresentação de artigos selecionados.

Esperamos que as questões levantadas pelas diversas linhas teóricas e de diferentes abordagensque compõem esta iniciativa colaborem com a práticae o estudo da administração e do marketing em terras latino-americanas.

Conferências disponíveis

Não há conferências em andamento. Veja os arquivos para edições anteriores das conferências.