Open Conference Systems, 16th SGBED & XII ESPM International Conference in Management

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CONSUMO E RITUAIS DE DESPEDIDA: PROCESSOS DE ESCOLHA E DECISÃO DE COMPRA NAS CERIMÔNIAS FÚNEBRES PREMIUNS DA CIDADE DE SÃO PAULO E REGIÃO METROPOLITANA.
Ligia Prada Santos

Last modified: 2019-03-29

Abstract


Este projeto de pesquisa trata de investigar como acontecem os processos de escolha e decisão de compra nas cerimônias fúnebres. Para entender o consumo durante um cerimonial fúnebre, será essencial analisar o peso e grau de importância da emoção do enlutado versus o fator custo benefício. A proposta é investigar como, diante de tantas opções e novidades, em detrimento ao pouquíssimo tempo que se tem para refletir e executar a compra, o consumidor absorve as informações e decide. Outros fatores como como a divulgação de produtos e serviços funerários e a forma de abordagem dos agentes responsáveis pela efetivação da venda serão investigados para melhor compreensão de todo o processo. A fundamentação teórica transita pela Sociologia, uma vez que a estrutura e o funcionamento do mercado funerário seriam uma decorrência de processos amplamente estudados por Baudrillard (1995), Debord (2006), entre outros. Sobre a condição contemporânea da morte, os autores Ariès (2003), Morin (1997) e Maranhão (1986) representam as escolhas efetuadas. O caminho metodológico adotado foi a utilização da pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas, para captar em profundidade informações dos entrevistados, através da liberdade proposta pelo método. A pesquisa prevê a realização de entrevistas com dois segmentos de sujeitos: o decisor da compra de serviços e produtos mais comum (familiar próximo do morto) e empreendedores do mercado funerário: agentes funerários e empresários do setor. Como resultados esperados, constam o mapeamento de informações que direcionem os processos de escolha e tomadas de decisão, além da possibilidade de um conhecimento, em profundidade, de como esse mercado, em franca expansão, atua para impactar e se comunicar com seus consumidores.

Palavras-Chave: Comportamento do consumidor, Premium, Morte, Rituais, Mercado Funerário.


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